Lula diz que maioria dos parlamentares não representa o ‘povo trabalhador’

Para o presidente, Câmara dos Deputados hoje está repleta de políticos ligados a classe média como profissionais liberais e fazendeiros

  • Por Brasília
  • 29/08/2023 14h49
Ricardo Stuckert/PR Lula durante o programa 'Conversa com o Presidente' Lula falou sobre a atuação do Congresso durante o programa "Conversa com o Presidente"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a maioria dos parlamentares com mandato em vigência não representa o “povo trabalhador”. Durante o programa “Conversa com o Presidente”, nesta terça-feira, 29, o chefe do poder Executivo afirmou que os eleitores acabam tomando decisões equivocadas na hora de escolher seu candidato e votam em candidatos que representam a “classe média”, “profissionais liberais” e “fazendeiros”. “Os deputados e senadores eleitos não são representantes, na sua maioria, o povo trabalhador. Eles são de setores que vieram da classe média, de profissionais liberais, muitos são fazendeiros, que não se declaram fazendeiros, se declaram contadores, advogados, médicos. A maioria dos deputados pertence a uma classe média alta. Quando chega um projeto para votar, muitas vezes não votam de acordo com os interesses da maioria do povo, mas a favor dos interesses daquela sociedade que eles vivem no meio. O que é até compreensível”, disse o presidente da República, que ainda pontuou que o eleitor deve votar em candidatos que possuam afinidade de pensamentos. “Se a gente vota de forma estabanada, é aquilo, quem planta vento colhe tempestade”, concluiu. O comentário de Lula ocorreu em meio a uma crítica que o presidente fazia à diferença de impostos pagos por ricos e pobres. O chefe do Planalto também comentou que assinou uma medida provisória (MP) para taxar os super-ricos, através dos fundos exclusivos de investimentos. A MP foi editada nesta segunda-feira, 28.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.