Jovem Pan
Publicidade

Lula sanciona lei que incentiva criação de empregos para pessoas em situação de rua

SP - POPULAÇÃO DE RUA/BRASIL/CRESCIMENTO/ONTEM - GERAL - Moradores de rua no Pátio do Colégio, na região central de São Paulo, na segunda-feira, 11 de dezembro de 2023. A população em situação de rua no Brasil cresceu 10 vezes em uma década, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número subiu de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023, segundo dados apurados com base no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. A principal causa de evasão do lar, apontada por 47,3%, envolve problemas com familiares ou companheiros. Desemprego, citado por 40,5%, alcoolismo ou drogas (30,4%) e perda de moradia (26,1%) são os outros motivos principais. 11/12/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que visa promover a inclusão social e profissional de pessoas em situação de rua. A Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC Pop Rua) tem como objetivo principal incentivar a geração de empregos e a contratação dessas pessoas. Para isso, serão criados cursos de capacitação, profissionalização e qualificação profissional, que serão oferecidos tanto para adolescentes quanto para adultos. Além dos cursos, a lei prevê a criação de uma bolsa que irá custear as despesas dos participantes e garantir sua permanência nas aulas. Para garantir o acesso e a permanência dos trabalhadores e estudantes em situação de rua nas aulas, os Estados e municípios deverão oferecer bolsas de qualificação como incentivo financeiro.

Publicidade
Publicidade

Outra medida importante é a criação de incentivos à contratação de moradores de rua por meio de parcerias com empresas. Essas empresas receberão selos como forma de reconhecimento por sua contribuição para a inclusão social e profissional dessas pessoas. Além disso, o poder público deverá criar Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua) para oferecer suporte e assistência aos participantes dos cursos. Também será dada prioridade de vagas em escolas públicas para crianças e adolescentes filhos de pessoas em situação de rua que estejam buscando qualificação profissional. Projeto é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).

Publicidade
Publicidade