JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Tempo Real | 14h00 - 16h00
Política

Mendonça segue Nunes Marques e vota pela absolvição de Zambelli no caso de porte ilegal de arma

Apesar da posição do ministro, Supremo já formou maioria pela condenação da deputada, atualmente presa na Itália; Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso têm até o fim desta sexta para votar

ia samy

Ministro André Mendonça em sessão plenária do STF
54735984283_e0eb65dfb7_k Fellipe Sampaio/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra a condenação da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pelo porte ilegal de arma de fogo, embora tenha mantido sua culpabilidade pelo crime de constrangimento ilegal. O julgamento já contava com maioria formada para a condenação da parlamentar, com seis votos favoráveis. O magistrado destacou que Zambelli possuía autorização legal para portar arma e que eventual mau uso deveria ser tratado apenas na esfera administrativa, com cassação do porte e apreensão do armamento. “Pode ter feito mal uso de seu porte de arma, mas o tinha, sem dúvida”, afirmou.

Apesar da absolvição nesse ponto, Mendonça manteve a condenação de Zambelli pelo constrangimento ilegal, propondo oito meses de prisão em regime aberto. Ele considerou que o crime ficou demonstrado pelas filmagens do episódio, mas ressaltou que a parlamentar não atuava em função de seu mandato no momento da perseguição ao jornalista Luan Araújo, ocorrida na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

O ministro também defendeu que decisões sobre perda de mandato devem caber à Câmara dos Deputados, destacando que nenhum parlamentar é eleito sem a vontade popular representada pelos congressistas. Mendonça afirmou ainda que Zambelli estava em um restaurante, sem compromissos de campanha ou funções parlamentares, e que o episódio ocorreu após provocações do jornalista, o que, segundo ele, não isenta a parlamentar, mas contextualiza a situação.

O ministro seguiu a divergência aberta por Kassio Nunes Marques, enquanto a maioria da Corte, incluindo o relator Gilmar Mendes, votou pela condenação integral, com cinco anos de prisão e perda do mandato. Ainda faltam os votos de Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. O julgamento será concluído nesta sexta-feira (22).

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Condenada em outro processo — da invasão aos sistemas eletrônicos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com ajuda do hacker Walter Delgatti, segundo entendimento o STF —, Carla Zambeli fugiu para a Itália, onde foi presa no último mês de julho. Ela aguarda a conclusão do processo de extradição para o Brasil, alegando problemas de saúde e pedindo para permanecer em casa até o retorno, que pode levar até dois anos.

[jp-related-posts ids=”2042028,2041188″]

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA