Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia nova equipe; veja os nomes

As nomeações integram o processo de reorganização da pasta após a saída de Ricardo Lewandowski da chefia da pasta, depois de quase dois anos de gestão

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2026 10h40 - Atualizado em 28/01/2026 10h44
  • BlueSky
Valter Campanato / Agência Brasil Wellington César Lima e Silva Wellington César Lima e Silva assumiu o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública após Ricardo Lewandowski deixar a pasta. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Wellington César Lima e Silva, anunciou nesta quarta-feira (28) a nova composição da equipe que irá comandar a pasta.

As nomeações integram o processo de reorganização do ministério após a saída de Ricardo Lewandowski da chefia da pasta, depois de quase dois anos de gestão. O ex-ministro justificou a decisão ao citar questões pessoais e familiares.

Antes, Chico Lucas foi anunciado para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública na última quarta-feira (21), conforme adiantado pela Jovem Pan.

Em nota, o ministério afirma que a escolha dos nomes reforça o compromisso do governo com o aprofundamento de análises qualificadas e a formulação de estratégias para o enfrentamento da criminalidade organizada no país.

Saiba quem são os escolhidos: 

Paulo Modesto, Secretaria de Assuntos Legislativos

Modesto sucederá o atual secretário Marivaldo Pereira, que permanecerá no MJSP até o prazo de desincompatibilização para disputar uma vaga de deputado federal pelo Distrito Federal.

Especialista em Direito Administrativo, Paulo Modesto tem ampla experiência na consultoria jurídica do Estado e atuou na coordenação de comissões de juristas e na elaboração de anteprojetos de lei voltados à modernização da gestão pública. Professor da UFBA, integra conselhos e instituições acadêmicas no Brasil e no exterior.

Daniel Hirata, novo assessor especial  

Pesquisador dos núcleos NECVU e NUCEC, da UFRJ, e afiliado ao Brazil Lab, da Universidade de Princeton, Daniel é doutor em Sociologia pela USP, com estágio doutoral na França. Professor da UFF, coordena o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI) e pesquisa crime organizado, mercados ilícitos e dinâmicas da violência.

Ministério da Justiça e Segurança Pública afirma que o escolhido contribuirá para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à prevenção, ao enfrentamento e à compreensão estrutural da criminalidade organizada.

Ricardo Morishita Wada, Secretaria Nacional do Consumidor

Ricardo é advogado e professor de Direito, com passagens pela Escola de Direito do Rio (FGV) e pelo IDP. Wada é mestre em Direito Civil pela USP e doutor em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP.

Segundo o ministério, Wada tem ampla experiência na área consumerista, com atuação no Procon-SP e passagem pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, além de ter presidido o Fórum das Agências de Defesa do Consumidor.

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.