Moraes oficializa pedido de extradição de Ramagem
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, oficializou, nesta segunda-feira (15), o pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem, que fugiu para os Estados Unidos em setembro. Ele foi condenado pela trama golpista de 2022, que tentou impedir a posse o presidente Lula.
No documento, Moraes diz: ‘considerando que o réu condenado se evadiu do distrito de culpa e as informações no sentido de que ele se encontra nos Estados Unidos da América, determino à Secretaria Judiciária que remeta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição de Alexandre Ramagem Rodrigues nos termos do Tratado de Extradição com os Estados Unidos da América”.
Na decisão, Moraes determina que a documentação deverá ser encaminhada no original em português, e tradução oficialmente para o inglês, idioma oficial dos Estados Unidos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Ramagem foi o único dos condenados no famoso “núcleo crucial” a fugir no país antes de ser preso. Ele foi condenado a 16 anos e um mês de prisão. Nas suas acusações constam: organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
O diretor-geral da Polícia Federa, Andrei Rodrigues, confirmou nesta segunda que Ramagem deixou o Brasil por via terrestre. A rota utilizada passou pela Guiana, sem registro em controles migratórios, configurando uma saída clandestina. “A investigação segue sob sigilo, mas já identificamos que a saída se deu pela fronteira norte, via Guiana. O preso será interrogado nesta semana para esclarecer a dinâmica da facilitação da fuga”, afirmou o diretor-geral.
O pedido de Moraes acontece às vésperas da Câmara analisar a cassação de Ramagem, marcada para quarta-feira (17), a pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que, apesar do deputado ter sido condenado, sem chance de recorrer e determinação de perda imediata por parte do STF, decidiu avaliar a cassação.
[jp-related-posts ids=”2087827,2087781″]
Assuntos
continue lendo
Política
Lula diz que irá se reunir com Motta e Alcolumbre para tratar de ‘urgências’
Além do fim da escala 6x1 e da 'taxa das blusinhas', o presidente também colocou em pauta a proposta de emenda à PEC da segurança pública e o marco legal dos minerais críticos nessa lista
- Governo e Congresso acertam pautas para esforço concentrado de votação Agência Brasil · há 43 minutos
- Renan Santos defende bomba atômica brasileira como garantia da soberania Jovem Pan · há 45 minutos
- Empresa para a qual Flávio Bolsonaro emitiu R$ 1 milhão entra em liquidação Estadão Conteúdo · há 2 horas
- ‘Não tem nada explicado’, Haddad rebate Tarcísio sobre caso Dark Horse Estadão Conteúdo · há 2 horas