PF faz buscas contra assessora de Arthur Lira na Câmara para apurar desvios de emendas
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (12) contra uma assessora do ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) para investigar suspeitas de desvios de recursos por meio de emendas parlamentares. O alvo da operação é Mariângela Fialek, considerada braço-direito de Lira para a viabilização de emendas parlamentares.
Ela foi assessora técnica da Presidência da Câmara durante a gestão de Lira. Atualmente, de acordo com o portal da Câmara dos Deputados, ela é lotada na liderança do PP.
A Operação Transparência foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF. A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi consultada e concordou com as buscas.
A investigação teve início a partir de um depoimento prestado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que acusou Lira de manipular o orçamento secreto. O deputado José Rocha (União-BA), ex-presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, também foi ouvido pela Polícia Federal.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em Brasília, um deles no gabinete de trabalho de Mariângela na Câmara dos Deputados. Os crimes investigados são peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção.
[jp-related-posts ids=”2087077,2087053″]
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório
Assuntos
continue lendo
Bruno Pinheiro
Dino reage a críticas ao Judiciário e defende decisões que mudaram regras de debate da Globo
Ministro também questionou por que a decisão de Estela, única mulher entre os três magistrados citados, recebeu mais críticas do que as decisões de Kassio e Gilmar
- PF apreende R$ 789 mil e conduz 129 pessoas durante eleições Jovem Pan · há 6 minutos
- MPE aciona a Justiça para investigar caso de celular usado por Zema durante votação Jovem Pan · há 12 minutos
- Homem enquanto votava em Pernambuco Fernando Keller · há 27 minutos
- Acompanhe ao vivo a apuração para presidente no Maranhão Jovem Pan · há 45 minutos