Seis novos ministros são empossados no terceiro dia de governo; veja quem assumiu cargo nesta terça

Silvio Almeida assumiu cargo no Ministério dos Direitos Humanos, Luiz Marinho na pasta do Trabalho e Renan Filho nos Transportes

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2023 18h24
MATHEUS W ALVES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Silvio Almeida Em seu primeiro discurso, Silvio Almeida também se direcionou aos cidadãos

Ao menos outros 10 ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiram cargo nesta terça-feira, 3. A primeira cerimônia deu posse a Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos. No evento, ele afirmou que recebe a pasta “arrasada” e prometeu que “todo ato baseado no ódio” será revisto. “Recebo o ministério arrasado, conselhos foram encerrados e o orçamento foi drasticamente reduzido. A gestão anterior tentou extinguir a Comissão de Mortos e Desaparecidos, não conseguiu. Todo ato ilegal, baseado e praticado no ódio e no preconceito, será revisto por mim e pelo presidente Lula”, afirmou. Em seu primeiro discurso, Silvio Almeida também se direcionou aos trabalhadores, mulheres, negros, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, indígenas e idosos, afirmando que esses cidadãos “existem” e são valiosos para o governo. “Quero ser ministro de um país que ponha a vida e a dignidade humana em primeiro lugar”, acrescentou.

Outro ministro a assumir o cargo foi Luiz Marinho, que comandará a pasta do Trabalho. Na cerimônia, ele afirmou que vai apresentar uma proposta para valorização do permanente do salário mínimo e prometeu dar “protagonismo inédito” ao ministério. Na pasta dos Transportes, Renan Filho (MDB) disse que aumentar a malha ferroviária será prioridade para “mais segurança para motoristas e suas famílias, vamos cada vez mais tirar a carga pesada das rodovias e passá-la para os trilhos”. No Ministério das Mulheres, Cida Gonçalves prometeu “defesa radical” dos direitos e prometeu uma pasta para “todas as mulheres”. As que votaram e as que não votaram conosco. E das diversas mulheres que compõem a nossa sociedade. Negras, brancas, indígenas, LGBTQIA+, as do campo, da cidade e das águas. Será um Ministério de todas, e com um norte muito definido. Faremos a defesa radical da garantia dos direitos das mulheres”, disse a ministra.

Ainda nesta terça-feira, Paulo Pimenta assumiu a Secretaria de Comunicação do governo Lula, Jader Filho, o Ministério das Cidades, e Vinícius Marques, a Controladoria-Geral da União. Como a Jovem Pan mostrou, a posse dos ministros começou na segunda, 2, com cerimônia no Ministério da Fazenda, que será comandado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Além dele, outros 15 ministros assumiram seus cargos e anunciaram prioridades das pastas: Camilo Santana, no Ministério da Educação; José Múcio, no Ministério da Defesa; Nísia Trindade, na Saúde; Rui Costa, na Casa Civil; Carlos Fávaro, na Agricultura; Flávio Dino, na Justiça; Alexandre Padilha, na Secretaria de Relações Institucionais; e Wellington Dias, que vai comandar a pasta de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. A expectativa é que as cerimônias de posse aconteçam até a próxima quarta-feira, 4, com Marina Silva assumindo o Meio Ambiente e o vice-presidente Geraldo Alckmin, a pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.