Jovem Pan
Publicidade

Zanin diz em sabatina que ‘direito à vida’ é garantia constitucional

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sabatina indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesa: senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), advogado Cristiano Zanin; presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Sabatinado nesta quarta-feira, 21, no Senado, o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), disse aos senadores que o direito à vida é uma garantia fundamental prevista na Constituição. Apesar de não se declarar contra ou a favor do aborto, o criminalista observou que existe um arcabouço normativo consolidado no país que normatiza hipóteses de exclusão de ilicitude para interrupção voluntária da gravidez.

Publicidade
Publicidade

O tema veio à tona partir de uma questão do senador Jorge Seif (PL-SC) e retomada durante os questionamentos de outros plenários. Seif manifestou preocupação com a interferência do STF em questões de competência do Legislativo. Zanin também respondeu sobre o Marco Temporal, tendo lembrado que também se trata de um caso em discussão no STF e, por este motivo, não poderia se aprofundar na questão. Contudo, destacou que a Constituição prevê como garantias fundamentais tanto o direito à propriedade como também a proteção dos povos originários, como defendeu que um eventuais debates e julgamento “deverão sopesar esse valores” para se chegar a uma conciliação.

Publicidade
Publicidade