Poroshenko será investido presidente ucraniano no parlamento

  • Por Agencia EFE
  • 07/06/2014 03h57
  • BlueSky

Kiev, 7 jun (EFE).- O magnata Petro Poroshenko será neste sábado investido presidente da Ucrânia durante uma cerimônia oficial que acontecerá na Rada Suprema (parlamento) da qual participarão mais de meia centena de delegações oficiais.

Poroshenko, o quinto presidente na história deste país, substituirá no cargo Viktor Yanukovich, que se exilou na Rússia após ser deposto durante os violentos distúrbios de fevereiro passado em Kiev.

A posse do novo chefe de Estado ucraniano acontece depois do primeiro contato na sexta-feira entre Poroshenko e o presidente russo, Vladimir Putin, nos atos do 70 aniversário do desembarque de Normandia.

Durante o breve encontro em terras francesas Poroshenko acertou com Putin que um emissário russo viajará este domingo a Kiev para abordar os primeiros passos para a regra do conflito no leste da Ucrânia.

Ambos os líderes defenderam pôr fim aos combates no leste da Ucrânia entre forças governamentais e os rebeldes pró-russos.

Por outro lado, o líder ucraniano expressou sua confiança em receber “em breve” o reconhecimento russo dos resultados do pleito presidencial do dia 25 de maio passado, nos quais Poroshenko ganhou no primeiro turno.

Na posse, a Rússia está representada só pelo embaixador em Kiev, Mikhail Zurabov, que foi retirado pelo Kremlin após os distúrbios de fevereiro.

Enquanto isso, participarão do ato o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, entre outros dirigentes. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.