Porto de Vitória adota sistema de controle de tráfego da Indra

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2014 20h45

São Paulo, 8 set (EFE).- O porto de Vitória assinou um contrato com a Indra, empresa multinacional com presença na América Latina, para adotar seu sistema de controle inteligente de tráfego, que o transformará no mais avançado do Brasil nesse campo, informou nesta segunda-feira a companhia espanhola.

Em comunicado, a Indra afirmou que implantará seu sistema de controle inteligente de tráfego de embarcações (VTMIS, sigla em inglês) no porto de Vitória, a capital do Espírito Santo.

Segundo a informação, o contrato de 38 meses de duração assinado com a administradora Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) chega aos R$ 22,9 milhões (US$ 10,1 milhões) e “melhorará a segurança marítima e aumentará a eficiência das operações portuárias”.

O contrato inclui, além da solução tecnológica, a manutenção do sistema e a formação dos técnicos que serão responsáveis por sua operação.

O sistema da Indra, que oferece informação sobre dados ambientais para as cidades vizinhas do porto através de sensores, monitores e de outros equipamentos integrados, já foi implementado com sucesso em portos de Chile, Panamá, Hong-Kong, Reino Unido, Portugal, Letônia, Romênia, Polônia e Espanha.

O projeto faz parte do Plano de Modernização do Sistema Portuário Nacional da Secretaria de Portos do Governo Federal. EFE