Portugal confirma três candidatos à compra da companhia aérea TAP

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2015 17h44

Lisboa, 15 mai (EFE).- O governo de Portugal informou nesta sexta-feira que são três os candidatos à compra da companhia aérea estatal TAP, mas não revelou quem são por questões de “confidencialidade”.

O secretário de Estado de Transportes de Portugal, Sérgio Silva Monteiro, anunciou que os aspirantes concorrem por adquirir 61% do capital da companhia, na segunda tentativa privatização, depois do projeto frustrado de 2012.

Segundo a imprensa portuguesa, os grupos interessados são o do brasileiro David Neeleman, que controla a Azul, o do colombiano-brasileiro Germán Efromovich, dono da Avianca, que foi o único aspirante em 2012, e do português Miguel Pais do Amaral.

O grupo TAP que está à venda inclui, além da companhia aérea, uma empresa especializada em manutenção e engenharia no Brasil e a de gestão de carga e bagagens Groundforce. Elas juntas têm 13 mil funcionários.

A TAP possui uma frota de 77 aviões, e transportou em 2014 cerca de 11,4 milhões de passageiros – recorde da companhia – para 82 destinos na África, na Europa e na América, continente onde é líder nas conexões entre Brasil e Europa.

Silva Monteiro assinalou hoje que a única alternativa à privatização seria “a reestruturação” da TAP, que acumula uma dívida de dois bilhões de euros.

Nos próximos dias, o governo e a empresa consolidarão uma análise financeira e uma técnica para avaliar as três propostas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.