Prefeitura do Rio volta atrás e suspende ‘cercadinhos’ nas praias

Ideia apresentada pelo prefeito Marcelo Crivella na semana passada estipulava reserva de espaço na faixa de areia por meio de aplicativos

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2020 13h11
Maga Jr./Estadão Conteúdo Praias, calçadão e ruas parcialmente vazias no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro irá reavaliar a instalação de “cercadinhos” nas praias para evitar a aglomeração de banhistas. Segundo o governo municipal, há “confusões e controvérsias geradas pela ideia” apresentada pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), na segunda-feira passada. “O prefeito tem ouvido observações e críticas também da própria imprensa, e estuda internamente o melhor encaminhamento, podendo realizar uma consulta popular – ainda a decidir”, informou a Prefeitura, em nota. “A preocupação do prefeito é buscar a melhor forma de evitar aglomerações e, por mais que a fiscalização entre em campo, a Prefeitura não tem condições de fiscalizar todas as praias.”

A proposta de áreas delimitadas nas praias foi anunciada por Crivella como alternativa para evitar a disseminação do novo coronavírus em meio à flexibilização das medidas de isolamento social na capital do estado. “As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário que chegarem e também reservando no aplicativo”, afirmou Crivella, durante entrevista coletiva. Segundo ele, o projeto ainda estava passando por estudos, mas a intenção era permitir parte da ocupação por ordem de chegada, e parte por reserva mediante o uso de um aplicativo de celular.

Ao longo da semana, chegou-se a anunciar que um período de testes seria realizado na praia de Copacabana, mas agora a informação oficial é de que o polêmico cercadinho está à espera de definição. “A Prefeitura do Rio aproveita para deixar claro que não se responsabiliza nem autoriza informações até então usadas em veículos de imprensa e passadas por porta-vozes de empresas, e ou informações sem identificação de fonte para tratar do assunto”, complementa a nota.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.