Presente do Dia dos Pais tem carga tributária elevada; veja

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2014 08h56

O presente do Dia dos Pais tem carga tributária de até 130% para produtos importados como bebidas, eletrônicos e perfumes. Numa garrafa de uísque, os tributos chegam a 90%, na colônia pós-barba, 79%, e nos vinhos e charutos, a média é de 60%.

A carga tributária e a inflação no país levam os consumidores a rever a quantidade e a qualidade dos produtos. O presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Elói Olenike, disse que a preferência atual é recorrer a Miami.

*Ouça os detalhes no áudio

O empresário do ramo de bebidas afirmou que os dias quentes e os jogos da Copa do Mundo prejudicaram o faturamento. Em entrevista à repórter Renata Perobelli, Firmino Rodrigues Alves, projetou um segundo semestre mais fraco em relação a 2013.

O economista da Fundação Getúlio Vargas prevê que a queda na rotatividade de clientes para o Dia dos Pais deve afetar também os restaurantes. Sami Dana, também consultor da Jovem Pan, advertiu que a desconfiança sobre o futuro econômico deixa o brasileiro com um “pé atrás”.  

Nas churrascarias rodízio e nas cantinas de São Paulo, o movimento de clientes por refeição é menor. A exceção fica por conta do delivery e das pizzarias que continuam lotados nos quatro cantos da cidade.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.