Presidente da China começa visita oficial aos EUA em Seattle

  • Por Agencia EFE
  • 22/09/2015 23h20
  • BlueSky

San Francisco, 22 set (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, iniciou nesta terça-feira sua primeira viagem de Estado aos Estados Unidos na cidade de Seattle, no litoral oeste do país, na primeira escala de um tour que inclui paradas em Nova York e Washington, onde se reunirá com Barack Obama.

Xi passará três dias em Seattle, onde terá encontros com líderes empresariais e tecnológicos, antes de voar rumo a Washington para se reunir com Obama.

O presidente americano deve expor de forma franca a Xi as preocupações de Washington sobre a espionagem cibernética e as tensões no mar da China Meridional, segundo antecipou ontem sua principal assessora de Segurança Nacional, Susan Rice.

Xi garantiu em artigo publicado hoje pelo jornal financeiro “The Wall Street Journal” que a pirataria informática e a espionagem cibernética são ilegais e que o governo chinês não respalda o roubo de segredos comerciais.

O presidente chinês participará esta noite de um jantar organizado por organizações empresariais e será homenageado amanhã pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, que o receberá em sua casa em Seattle.

Está previsto que Xi visite também as instalações da empresa aeronáutica Boeing durante sua estadia no litoral oeste dos EUA e se reúna com o executivo-chefe da Apple, Tim Cook.

Na quinta-feira, Obama e Xi terão um jantar privado na Casa Branca e no dia seguinte, após uma reunião no Salão Oval e uma entrevista coletiva conjunta, o presidente americano homenageará seu convidado com um jantar de Estado.

Após dois dias na capital americana, o presidente da China viajará para Nova York para participar de uma série de atos comemorativos do 70º aniversário da criação da ONU entre os dias 26 e 28 de setembro.

Xi está acompanhado de sua esposa, Peng Liyuan, e de uma ampla comitiva formada por, entre outros, o conselheiro de Estado, Yang Jiechi, e membros do alto escalão do governo e do Partido Comunista da China (PCCh). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.