Presidente da Colômbia nega que García Márquez esteja com metástase

  • Por Agência Brasil
  • 16/04/2014 20h49

O  presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, negou hoje (16) que o escritor colombiano Gabriel García Márquez esteja com metástase, conforme foi publicado nesta semana pelo jornal mexicano El Universal. “Não é certo que o escritor esteja novamente tomado pelo câncer, como foi publicado por um diário mexicano. Isso não é certo”, disse Santos.

Juan Manuel Santos informou que teve contato com a família do escritor, de 87 anos, que pediu respeito à privacidade. “Por favor, respeitem a privacidade da família Garcia Márquez”, apelou o presidente.

“Nosso Nobel [García Márquez recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982], a quem tanto queremos, já tem idade avançada e teve algumas complicações de saúde. O que me informaram é que ele teve uma pneumonia, que já foi superada”, acrescentou Santos. “Seu estado de saúde continua delicado – isso é uma realidade, dada sua idade”, concluiu o presidente, que fez as declarações em Popayán,  capital do departamento de Cauca.

O escritor, que atualmente vive no México, isolou-se nos últimos anos da vida pública.

Jornalista, ele é o mais conhecido autor colombiano e um dos maiores expoentes da literatura latino-americana. Em obras como Cem Anos de SolidãoO Amor nos Tempos do CóleraA Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada e Memórias de Minhas Putas Tristes, o escritor apresentou ao mundo a riqueza do imaginário colombiano e tornou-se um dos maiores expoentes de um gênero literário conhecido como realismo mágico.

*Com informações do site da Presidência da Colômbia/O texto foi ampliado às 20h16