Presidente deposto de Burkina Fasso retorna à Costa do Marfim
Abidjan (Costa do Marfim), 13 dez (EFE).- O ex-presidente de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, retornou à Costa do Marfim procedente do Marrocos, onde se refugiou depois que foi derrubado no dia 31 de outubro após uma onda de protestos em seu país, informou neste sábado a imprensa marfinense.
Segundo o governo da Costa do Marfim, Compaoré se encontra em Yamoussoukro, capital política e administrativa do país, desde a última quinta-feira.
Compaoré, que esteve no poder por 27 anos, mantém uma boa relação com o presidente marfinense, Alassane Ouattara, e, durante sua primeira estadia no país, ficou em uma das vilas de luxo do governo, reservadas para convidados especiais.
O ex-presidente burquinês deixou à Costa do Marfim no dia 21 de novembro, quando foi para o Marrocos.
A presença de Compaoré na Costa do Marfim poderia complicar as relações entre o país anfitrião e Burkina Fasso, cujas novas autoridades de transição já mostraram sua intenção de colocar o ex-presidente à disposição da Justiça.
O governo de transição burquinês pretende investigar as mortes do ex-presidente Thomas Sankara e do jornalista Nobert Zongo, as duas vítimas mais ilustres do regime de Compaoré. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.