Presidente do Fed diz que ainda é necessário um tempo para mudanças nos juros

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 17h35

Washington, 17 set (EFE).- A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Janet Yellen, confirmou nesta quarta-feira que a taxa básica de juros, de entre 0% e 0,25%, se manterá sem modificações por um “tempo considerável”, à espera da “evolução” da economia.

Na entrevista coletiva realizada após a reunião do Comitê de Mercado Aberto do banco central, Yellen detalhou que esse “tempo” estará muito condicionado às circunstâncias e “ligado à avaliação da economia”.

A presidente do Fed defendeu a decisão de continuar utilizando essa expressão, já que as perspectivas econômicas quase não mudaram desde a última reunião realizada em julho.

Além disso, insistiu que não existe uma “interpretação mecânica”, ao se mostrar aberta para mudanças na taxa de juros antes do antecipado, se for necessário para uma melhoria econômica.

“Se os eventos nos surpreenderem e acharmos que temos que nos mexer antes ou depois, acho que temos flexibilidade para nos adaptarmos”, afirmou aos jornalistas.

Na reunião desta quarta-feira, o Fed também avançou em sua saída gradual do plano de estímulo monetário, com uma nova redução do volume de compra mensal de títulos da dívida de US$ 25 para 15 bilhões.

Yellen também comentou o fato de a votação ter terminado com dois votos contrários, em comparação com os oito que se mostraram a favor da decisão adotada, quando a instituição tende a buscar o consenso.

Um dos governadores regionais dissidentes se mostrou a favor de acabar mais rápido com o programa de estímulo e o outro não estava totalmente de acordo com a linguagem usada no comunicado.

“É muito natural” que o Comitê (de Mercado Aberto) do Fed conte com um amplo espectro de opiniões, por isso negou que os votos contrários “sejam surpreendentes ou algo fora do normal”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.