Presidente do parlamento libanês promete convocar diálogo para superar crise

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2015 20h39

Beirute, 30 ago (EFE).- O presidente do parlamento da Líbia, Nabih Berri, anunciou neste domingo que convocará no início de setembro um “diálogo entre o chefe do governo e os líderes dos partidos políticos” para acabar com a crise.

“Na ordem do dia desse diálogo estará a eleição presidencial, o trabalho do parlamento, a lei eleitoral, a restituição da nacionalidade e o apoio ao exército e às forças de segurança”, disse Berri em discurso na cidade de Nabatiye.

Ele fez este anúncio durante a homenagem ao imã Musa Sadr, fundador do grupo xiita Amal e desaparecido há 37 anos. O Líbano está sem presidente desde 25 de maio de 2014 devido às desavenças entre os grupos parlamentares.

Em seu discurso, Berri disse que os manifestantes, que desde o fim de semana passado protestam no centro de Beirute por reformas profundas, têm “razão e boas intenções”.

“O problema é o confessionalismo e a corrupção. Devem pedir um Estado civil e uma lei eleitoral com base na proporcionalidade”, disse Berri.

Ele também mostrou seu apoio ao Executivo e ressaltou que o parlamentarismo é a única via para a mudança.

O atual presidente do grupo xiita Amal disse estar satisfeito com o recente acordo alcançado entre Irã e o Grupo 5+1. Em sua opinião, a nova medida terá repercussões em toda a região.

Além disso, parabenizou o trabalho de mediação de Omã e lhe encorajou a continuar com seu trabalho de reconciliação entre a República Islâmica e os países do Golfo, que mostraram reservas sobre o acordo por considerar que pode reforçar a influência de Teerã na região.

Ao final, Berri reiterou que o Líbano não irá reatar as relações com a Líbia enquanto não for esclarecido os desaparecimentos do imã Musa Sadr e de dois companheiros, o xeque Mohammed Yaqoub e o jornalista Abbas Badredin, em 31 de agosto de 1978, quando faziam uma viagem a esse país convidados pelo então presidente Muammar Kadafi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.