Presidentes de parlamentos russo e cubano se reúnem em Havana

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h25
  • BlueSky

Havana, 5 mai (EFE).- O presidente da Assembleia Nacional de Cuba, Esteban Lazo, e o líder da Duma (câmara baixa) da Rússia, Serguei Naryshkin, se reuniram nesta terça-feira em Havana no evento pelo 55º aniversário do reestabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Lazo e Naryshkin, que chegou ontem a Cuba junto com uma delegação de parlamentares, analistas e jornalistas, se reuniram no Hotel Nacional de Havana, e ressaltaram os “excelentes” vínculos bilaterais, informou a televisão cubana.

Lazo agradeceu à Rússia seu histórico apoio a Cuba e, em particular, lembrou que quando se “fecharam todas as portas à ilha, nas primeiras décadas da revolução, sempre puderam contar com sua mão amiga”.

Antes do encontro entre os chefes parlamentares, houve o lançamento, também no Hotel Nacional de Havana, de um selo postal comemorativo aos 55 anos das relações bilaterais, e a inauguração de um busto dedicado ao cosmonauta russo Iuri Gagarin.

A imagem de Gagarin, que permanecerá no famoso hotel “como amostra da irmandade entre os povos”, foi revelada pela astronauta russa Valentina Tereshkova, a primeira mulher a voar ao espaço, e pelo cubano Arnaldo Tamayo Méndez, primeiro latino-americano a ir ao espaço em um voo conjunto de Cuba e da União Soviética em 1980.

Além disso, os dois participaram de uma conferência internacional sobre a cooperação soviética e a América Latina durante a Segunda Guerra Mundial, em que foram entregues reconhecimentos aos filhos de cubanos que morreram na guerra.

Os 55 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Rússia serão comemorados na ilha enquanto o presidente Raúl Castro estará em visita oficial a Moscou. Ele participará, no dia 9 de maio, do desfile de celebração do 70º aniversário da vitória russa sobre a Alemanha nazista. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.