Primeiro paciente com suspeita de ebola no Brasil é transferido para o RJ
Rio de Janeiro, 10 out (EFE).- As autoridades de saúde transferiram nesta sexta-feira para o Rio de Janeiro um paciente da Guiné considerado como o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, que foi detectado na cidade de Cascavel, no Paraná.
Segundo informou o Ministério da Saúde, se trata de um homem de 47 anos que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro procedente da Guiné, um dos países africanos mais afetados pela doença, após fazer escala no Marrocos.
O paciente chegou por volta das 6h30 ao aeroporto internacional Tom Jobim em um avião da Polícia Rodoviária Federal, seguindo os protocolos internacionais para o tratamento da doença.
Está previsto que o paciente seja internado no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas Evandro Chagas, centro de referência do país, que faz parte do complexo de laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz.
As autoridades informaram que o homem apresentou sintomas de febre durante os últimos dois dias, embora não tenha tido hemorragia, apresentado vômito ou outros sintomas.
Mas como se tratava de um país onde a epidemia de ebola está em seu ápice e desenvolveu os sintomas dentro dos 21 dias após sair da África, o caso foi considerado suspeito pelo Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederão uma entrevista coletiva às 10h no Ministério da Saúde, em Brasília, para falar do caso. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.