Primeiros resultados dão vitória a nacionalistas nas eleições da Catalunha

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 21h21
  • BlueSky

Barcelona, 27 set (EFE).- A legenda nacionalista Junts pel Si (Juntos pelo Sim), que defende um processo de independência da Espanha, venceu neste domingo as eleições regionais na Catalunha, segundo os primeiros resultados, e alcançaria 64 cadeiras, a apenas quatro da maioria absoluta de 68.

A outra formação independentista, CUP (esquerda radical), obteria nove cadeiras no parlamento regional, com 20% dos votos apurados.

No meio dessas duas forças estariam outros paritdos que rejeitam a hipótese da independência.

Trata-se dos partidos Ciudadanos (centro, 23 cadeiras), PPSC (socialistas, 18), PP (centro-direita, 11) e Catalunya sí que es pot (esquerda, 10).

Cerca de 5,5 milhões de catalães estavam convocados às urnas hoje para pleitos destinados a renovar o parlamento regional e escolher o novo governo.

Os nacionalistas viam essas eleições como o início de um processo encaminhado à eventual secessão da Catalunha, hipótese que o governo central da Espanha, do PP, considera ilegal e contrária à Constituição.

A candidatura ganhadora, Junts pel Si, é integrada por políticos de diferentes correntes políticas, assim como representantes de movimentos sociais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.