Produção da Petrobras cresceu 2,4% em março

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59
  • BlueSky

Rio de Janeiro, 2 mai (EFE).- A Petrobras produziu em março no Brasil uma média diária de 2,331 milhões de barris de petróleo e gás natural equivalente, um novo recorde para a companhia e um volume de 2,4% superior ao do mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira a empresa.

A produção média diária nos campos brasileiros no mês passado cresceu 0,2% na comparação com a de fevereiro (2,327 milhões de barris equivalentes).

A produção de petróleo exclusivamente no Brasil em março foi de 1,926 milhão de barris diários, com um aumento de 0,1% em comparação com fevereiro, enquanto a de gás natural aumentou 0,4%, até 64,360 milhões de metros cúbicos.

Nos campos que opera no exterior a empresa produziu em março uma média diária de 219.586 barris equivalentes de petróleo e gás, com um aumento de 6,2% em relação a fevereiro.

Enquanto a produção de petróleo no exterior foi de 126.921 barris diários, o que equivale a um aumento de 10,1% frente à de fevereiro, a de gás natural foi de 15,774 milhões de metros cúbicos diários, com uma expansão de 1,3%, graças principalmente à entrada em operação do Campo de Kinteroni (Peru).

Incluindo a extração de petróleo e de gás tanto no Brasil como no exterior, a produção da Petrobras em março cresceu 0,63% em relação a fevereiro, para 2,55 milhões de barris equivalentes diários.

O aumento da produção foi impulsionado principalmente pelo crescimento da produção no chamado pré-sal, um novo horizonte de exploração que a Petrobras descobriu em águas muito profundas do oceano Atlântico abaixo de uma camada de sal de dois quilômetros de espessura.

No pré-sal, cujas reservas podem transformar o Brasil em um dos maiores exportadores mundiais de petróleo, a Petrobras extraiu em março uma média diária de 395 mil barris, igualmente um recorde e um volume em 2,4% superior ao de fevereiro.

O crescimento da produção também obedeceu à entrada em operação em 17 de março de uma nova plataforma marítima de exploração, a P-58, no Parque das Baleias, uma zona de exploração na bacia marinha de Campos.

Essa plataforma, com capacidade para produzir 180 mil barris diários, está operando atualmente com três de 15 seus poços previstos, dos quais extrai uma média diária de 50 mil barris.

Além da P-58, a companhia porá em operação este ano outras três novas plataformas, que permitirão elevar a produção de petróleo no Brasil em 7,5% este ano, para 2,076 milhões de barris diários.

A meta da empresa é conseguir uma produção diária de petróleo no Brasil de 3,2 milhões de barris em 2018 e de 4,2 milhões de barris em 2020. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.