Produção de cereais da América Latina e no Caribe cresceu 8,8% em 2013

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2014 14h23

Santiago do Chile, 24 fev (EFE).- A produção de cereais na América Latina e no Caribe cresceu 8,8% em 2013 em relação ao ano anterior, e chegou as 221,4 milhões de toneladas, crescimento atribuído principalmente ao desempenho do Brasil e da Argentina, divulgou o Escritório Regional da FAO nesta segunda-feira.

Segundo as estimativas preliminares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção de cereais cresceu 17,2% na Argentina e 11% no Brasil ano passado. Na América do Sul a colheita somou 180 milhões de toneladas.

O volume de cereais produzido foi superior em 1,8% comparado a 2012. A produção de cereais no México superou as 34 milhões de toneladas, em parte pela melhora da produtividade no cultivo do milho.

De acordo com os dados preliminares, a produção regional de trigo em 2013 foi de 21,3 milhões de toneladas, 6% mais que em 2012. A de arroz de 28 milhões de toneladas, 2,2% mais.

Os aumento esteve impulsionado pelas boas colheitas de milho na primeira metade do ano no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, consequência do aumento da área cultivada e da melhoria da produtividades, chegando às 123 milhões de toneladas, 18% mais que em 2012.

Sobre o trigo, as estimativas provisórias apontam para uma recuperação dos baixos níveis de produção na América do Sul. A colheita não superou as 18 milhões de toneladas, abaixo da média dos últimos cinco anos.

O Brasil experimentou graves perdas, causadas pelas geadas que atingiram parte do Paraná, o principal estado produtor de trigo, que representa aproximadamente metade da colheita do país.

As perdas na produção de trigo no Paraguai devem mostrar uma redução de 32%. Já na Argentina a produção de trigo subiu 7%, resultado do aumento da área cultivada e da melhora dos rendimentos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.