Produção industrial cresce 0,7% em agosto

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 10h39

Rio de Janeiro, 2 out (EFE).- A produção industrial do país cresceu em agosto, pelo segundo mês consecutivo, a uma taxa de 0,7% em relação ao mês anterior, embora o índice anualizado ainda registre queda de 1,8%, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão, a produção industrial acumula forte queda de 3,1% nos primeiros oito meses deste ano.

A indústria encadeou dois meses de leve crescimento, já que em julho também subiu 0,7%, após registrar quedas durante quatro meses seguidos.

A morna recuperação de agosto obedeceu à melhoria de 14 dos 24 ramos do setor, especialmente para o segmento de indústrias extrativas de matérias-primas, que subiu 2,4% e acumula alta de 7,3% no último semestre, segundo o IBGE.

Também melhoraram em agosto o setor de máquinas e equipamentos (3,9%), derivados do petróleo e biocombustíveis (1,5%), produtos alimentícios (1,1%), borracha e plásticos (4,1%), tabaco (15,4%) e metalurgia (2,7%).

No outro extremo, registraram quedas de produção os segmentos de bebidas (6,1%), perfumaria e produtos de limpeza (4,2%), farmacêuticos (7,4%), veículos automotores (1,5%) e outros equipamentos de transporte (6,9%).

A economia brasileira se contraiu 0,6% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, com o que acumulo dois trimestres consecutivos de desaceleração.

A crise do setor industrial é uma das principais causas da estagnação da economia brasileira, que também sofre altas taxas de inflação. EFE