Produção industrial sul-coreana cai 0,5% em julho

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 00h19

Seul, 31 ago (EFE).- A produção industrial da Coreia do Sul caiu em julho 0,5% em relação ao mês anterior devido à queda da demanda externa e das exportações de componentes eletrônicos e maquinaria, informou nesta segunda-feira (data local) o Escritório de Estatística de Seul.

O indicador que engloba a produção das indústrias manufatureira, mineradora e energética do país asiático retornou com isso a números negativos depois que em junho experimentou alta de 2,5%, após três meses consecutivos em baixa.

Em termos anualizados, a produção industrial sul-coreana sofreu queda de 3,3% no mês passado, segundo o Escritório de Estatística.

O organismo explicou em seu comunicado que a redução das exportações da menor demanda externa de produtos gerou um impacto direto sobre a produção de componentes eletrônicos, maquinaria, equipamentos navais e outros bens industriais, que experimentou grandes quedas.

Em todo caso, a queda das vendas para o exterior destes produtos foi compensada em parte pelo aumento da produção de automóveis e de outros artigos relacionados com o transporte.

As exportações, que são o principal motor da quarta maior economia da Ásia, se contraíram em julho 3,4% anualizado e 0,1% em relação a junho.

No entanto, a produção de automóveis na Coreia do Sul aumentou 4,9% no mês passado em comparação com o anterior.

A produção no setor de serviços também cresceu 1,7% em relação a junho e 2,2% frente ao ano anterior, segundo o relatório do Escritório de Estatística. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.