Publicado decreto que revoga reorganização escolar em São Paulo

  • Por Agência Brasil
  • 05/12/2015 13h12
SÃO PAULO, SP, 10.11.2015: EDUCAÇÃO-PROTESTO - Ao menos cem alunos da escola estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, entraram e se trancaram no local na manhã desta terça-feira (10). A ação ocorreu em protesto contra o fechamento de unidades para a reorganização da rede pública anunciada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). O grupo chegou, com faixas e cartazes, por volta das 6h, antes do início do funcionamento do colégio. Após entrarem pelo portão principal, eles colocaram correntes e se trancaram com cadeados. Oito carros da Polícia Militar cercavam as entradas do colégio às 12h30. Os policiais não permitem a entrada ou aproximação de pessoas dos portões. (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress) Folhapress Contra fechamento

O governo do Estado de São Paulo revogou neste sábado (5) o Decreto 61.672, de 30 de novembro de 2015, da reorganização escolar a ser implantada em 2016 e que levaria ao fechamento de 93 escolas no Estado.

O anúncio da revogação foi feito sexta-feira (4) pelo governador Geraldo Alckmin e oficializado neste sábado (5) no Diário Oficial do Estado.

“Nossa decisão é adiar a reorganização e rediscuti-la escola por escola, com a comunidade, com os estudantes e, em especial, com os pais dos alunos”, disse em entrevista coletiva na sexta-feira.

A medida enfrentou grande resistência de estudantes, pais e professores ao propor a separação de estudantes por ciclo escolar (fundamental 1 e 2 e médio). Mais de 200 escolas foram ocupadas por organizações estudantis para reivindicar a suspensão da reorganização, que afetaria 311 mil alunos.

Por causa da revogação do decreto, o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, entregou pedido de exoneração ao governador Geraldo Alckmin.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.