Putin condecora presidente do Cazaquistão com a ordem Alexandre Nevsky
Ufa (Rússia), 9 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, condecorou o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, com a ordem de Alexandre Nevsky por sua contribuição à cooperação entre os dois países e à integração euroasiática.
“O senhor sabe que não só eu, mas todo nosso país guarda respeito e amor, e em sinal de sua contribuição e iniciativa nos processos de integração, tomamos a decisão de condecorá-lo”, disse Putin ao entregar a ordem.
Rússia e Cazaquistão, assim como as antigas repúblicas soviéticas da Armênia e de Belarus, integram desde 1º de janeiro deste ano a União Econômica Euroasiática, herdeira da União Aduaneira.
A condecoração deu início à reunião bilateral entre os dois líderes em Ufa, cidade ao sul dos Urais, que receberá amanhã a 15ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), que tem Rússia e Cazaquistão como países fundadores.
Nazarbayev chegou a Ufa nesta quinta-feira para participar da reunião entre os líderes da SCO e dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que encerraram sua cúpula pouco antes.
O líder cazaque qualificou este encontro de “histórico” e destacou que “definitivamente, (a SCO e os Brics) serão grandes uniões”.
“Não agrada a alguns, sabemos. Mas não agrada porque é algo que tem grandes perspectivas”, acrescentou.
Hoje Nazarbayev recebeu também outra condecoração, das mãos do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, a medalha Ghazi Amanullah Khan.
Em sua reunião, os dois chefes de Estado discutiram diversos temas da agenda bilateral, com especial atenção ao âmbito energético. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.