Putin diz que responsabilidade por queda de avião malaio é da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2014 19h20
  • BlueSky

Moscou, 18 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, responsabilizou a Ucrânia pela queda do Boeing-777 da Malaysia Airlines com 295 pessoas a bordo, todos mortos na tragédia, na região de Donetsk.

“Sem dúvida, o Estado sobre cujo território isso aconteceu tem a responsabilidade por esta horrível tragédia”, disse o líder russo durante uma reunião sobre assuntos econômicos realizada em Moscou por volta da meia-noite.

Putin criticou Kiev e declarou que “a tragédia não teria acontecido se não se tivessem sido retomadas as ações militares no sudeste da Ucrânia”.

O presidente russo disse que o governo de seu país fará todo o possível para esclarecer as causas da queda do Boeing. As autoridades ucranianas e os separatistas pró-Rússia, que combatem há dois meses e meio no leste da Ucrânia, se acusam de ter derrubado o avião.

“Trata-se de algo absolutamente intolerável, e ninguém tem direito de deixá-lo passar sem tirar as correspondentes conclusões e sem obter informações objetivas sobre o ocorrido”, exigiu o presidente russo.

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) revelou ter captado uma conversa na qual supostamente os rebeldes pró-Rússia falam da derrubada do avião malaio.

Segundo as autoridades ucranianas, a aeronave pode ter sido abatida por um foguete terra-ar lançado por um sistema de mísseis Buk, enquanto os rebeldes asseguram que o avião foi derrubado por um caça das Forças Aéreas ucranianas.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.