Putin duvida que governo de Kiev apoie futuro presidente da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2014 11h55
  • BlueSky

São Petersburgo (Rússia), 24 mai (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que aqueles que “controlam o poder em Kiev podem não estar interessados” que o novo presidente da Ucrânia tenha legitimidade.

O chefe do Kremlin, que reiterou que respeitará os resultados das eleições presidenciais ucranianas de amanhã, referiu-se às diferenças política entre as atuais autoridades de Kiev e os candidatos à presidência.

Putin fez a declaração em reunião com os presidentes de doze agências de notícias internacionais, entre elas a Agência Efe.

O líder afirmou que segundo a Constituição da Ucrânia o presidente legítimo do país é o deposto Viktor Yanukovich, atualmente refugiado na Rússia.

Na opinião do presidente russo, na Ucrânia “teria sido mais lógico realizar primeiro um referendo, aprovar uma Constituição e, com base nessa lei fundamental, realizar as eleições”.

“Agora (em Kiev) dizem que depois adotarão uma nova Constituição. Se é assim, o novo presidente pode ser uma figura de transição, ou ao contrário, pode acumular o máximo de poderes”, argumentou.

Em um caso ou no outro, defendeu Putin, ocorrerá um “aprofundamento da luta política interna” na Ucrânia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.