Putin vê “significativa redução da violência” no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 17/02/2015 19h49

Budapeste, 17 fev (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira em entrevista coletiva em Budapeste que a violência no leste da Ucrânia diminuiu de forma “significativa” desde o acordo alcançado na semana passada em Minsk e ressaltou que “não há uma solução militar” para a situação.

“Vemos uma significativa redução da violência na região”, declarou Putin.

“Espero que os recentes acordos de Minsk sejam respeitados por ambas as partes e que sejamos capazes de encontrar o caminho de resolver este difícil conflito”, acrescentou.

Em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, Putin disse que é “mais otimista do que pessimista” sobre uma resolução do conflito se foi admitido que não há uma solução militar para a situação.

Neste contexto, o presidente russo indicou que os combates não vão terminar até que Kiev não compreenda que só é possível uma solução dialogada, e não militar.

“Não há outro caminho” para os acordos de Minsk, destacou.

Desde a assinatura do acordo, no último dia 12, o maior número de violações do cessar-fogo, que entrou em vigor no domingo, aconteceu na estratégica cidade de Debaltsevo, onde 8.000 soldados ucranianos estão cercados por separatistas pró-Rússia.

Putin afirmou confiar que os separatistas possam oferecer uma saída às tropas governamentais cercadas.

As tropas ucranianas e os separatistas se acusam mutuamente de não respeitar o cessar-fogo estipulado em Minsk, ao qual se chegou com a mediação da França e Alemanha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.