Quase 200 projéteis japoneses da Segunda Guerra são encontrados na China

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2015 08h23

Pequim, 18 mai (EFE).- Um total de 198 projéteis japoneses da Segunda Guerra Mundial foram encontrados em uma fazenda abandonada na cidade de Heihe, no noroeste da China, informou nesta segunda-feira a emissora estatal “Rádio Internacional da China”.

As peças foram encontradas enterradas na propriedade, na província de Heilongjiang, perto da fronteira com a Rússia, onde houve uma grande investida japonesa durante a disputa finalizada há 70 anos. O local está abandonado desde a morte do proprietário, em 2013.

Integrantes do Exército chinês tiveram que retirar a carga de alguns dos artefatos desenterrados, já que havia risco de detonação. “Este tipo de bombas é similar às que vimos antes. As tropas japonesas as deixaram. Há morteiros, granadas e algumas bombas aéreas. As granadas antitanque eram uma das armas típicas dos japoneses”, explicou Geng Yann, membro das Forças Armadas da China.

Os especialistas acreditam que os soldados japoneses abandonaram os explosivos em sua retirada após a invasão da China de finais dos anos 30. Os soldados japoneses enterraram muitos projéteis que não tiveram tempo de destruir nem puderam carregar enquanto fugiam, o que deixou, décadas depois, algumas pessoas feridas devido a explosões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.