Queda de árvore tira energia de creche e hospital, que atrasa cirurgias

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2015 09h13
SÃO PAULO,SP,26.10.2015:QUEDA-ÁROVRE - Árvore de grande porte cai e interdita totalmente a Rua Cubatão, próximo ao cruzamento com a Rua Conselheiro Rodrigues Alvares, na Vila Mariana, em São Paulo (SP), na manhã desta segunda-feira (26), após fortes chuvas durante a madrugada. (Foto: Chello Fotógrafo/Futura Press/Folhapress) Chello Fotógrafo/Futura Press/Folhapress Árvore de grande porte cai e interdita totalmente a Rua Cubatão na Vila Mariana em São Paulo

A queda de uma árvore de grande porte na região da Vila Mariana, próximo à estação Ana Rosa do Metrô, em São Paulo, deixou uma rua completamente interditada e atrapalhou a rotina de estudantes, pacientes de hospital e pessoas que trabalham na região. A planta tombou na rua Cubatão, próximo à Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

A CET providenciou desvios para os motoristas. Às 9h25, já era realizada a remoção da árvore, mas os trabalhos devem se estender até a tarde. Equipes da Eletropaulo estão no local, mas o trabalho de restauração de energia só é possível depois que a árvore é cortada pelo Corpo de Bombeiros. Duas faixas da Av. Rodrigues Alves, que leva à Rua Domingos de Morais, foram liberadas, mas uma continuava bloqueada.

O Hospital Santa Rita, que tem uma das entradas na rua interditada, mantém funcionamento básico por meio de gerador, mas não consegue realizar todos os procedimentos. A irmã da advogada Cristiana Abrão tinha uma cirurgia de retirada da vesícula marcada para a manhã desta segunda (26), chegou a ir ao local, mas perdeu a viagem. “O hospital alega que só tem um gerador e, por causa disso, suspendeu todas as cirurgias porque esse gerador não comporta o hospital inteiro, UTI, cirurgias de emergência e mais as cirurgias simples”, relata.

Várias casas da redondeza ficaram sem luz. O Centro de Educação Infantil (CEI) Casa de Criança de Vila Mariana recebia os alunos, mas a creche ainda não dispunha de energia elétrica.

O cirurgião-dentista Anderson Muller tem consultório na região e não conseguiu entrar para o trabalho. “O portão automático da garagem não abre, meus equipamentos são elétricos, então eu não consigo trabalhar hoje”.

Chuva na madrugada

A chuva forte da madrugada causou alagamentos, derrubou árvore e deixou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção. O temporal começou pouco antes das 2h e foi provocado por áreas de instabilidade vindas do Interior do Estado.

Inicialmente, o CGE, Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura, deu o alerta para as Zona Sul e Oeste, além da Marginal do Pinheiros. Mas, 20 minutos depois, a determinação foi estendia às demais regiões e à Marginal do Tietê.

Apesar da intensidade, apenas dois pontos de alagamento foram registrados em vias da cidade, ambos intransitáveis, na Avenida Rio Branco, junto às Avenidas Duque de Caxias e Ipiranga, mas ambos já se desfizeram.

Segundo o CGE, o estado de atenção para todas as áreas da cidade foi suspenso às 4h15.

Com informações de Tiago Muniz e Paulo Edson Fiore

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.