Rajoy aborda com Juncker negociações para Comissão e Conselho Europeu
Bruxelas, 31 ago (EFE).- O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, se reuniu neste sábado com o próximo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para analisar a situação das negociações para a composição do próximo governo comunitário e para a designação do presidente do Conselho Europeu.
Rajoy e Juncker se encontraram em Bruxelas antes da reunião extraordinária do Conselho, que pretende pactuar o nome dos que estarão à frente de várias instituições comunitárias.
Ambos participaram da reunião prévia que protagonizaram na capital belga os líderes do Partido Popular Europeu (PPE).
Os líderes aproveitaram para manter um encontro no qual, segundo fontes do governo espanhol, abordaram a situação das negociações para a composição da próxima Comissão e para a designação do substituto de Herman Van Rompuy como presidente do Conselho.
É previsível que Rajoy tenha reiterado, como expressou por carta a Juncker, que seu aspirante para o posto de comissário espanhol é Miguel Arias Cañete.
Rajoy insistiu no nome de Arias Cañete, depois que Juncker pediu aos parceiros comunitários que propusessem alternativas de candidatas a comissárias para equilibrar a presença de homens e mulheres na nova Comissão.
O governo espanhol quer que Arias Cañete ocupe uma comissão de peso no âmbito econômico.
Em declarações aos jornalistas durante a chegada à reunião do Partido Popular Europeu, Rajoy foi questionado sobre a possibilidade do ministro espanhol de Economia, Luis de Guindos, ser o próximo presidente do Eurogrupo e isso afetar as expectativas da pasta que desempenharia Arias Cañete.
“Não tem nada a ver”, disse Rajoy, que ressaltou que “a nomeação do Eurogrupo é decidida pelo Eurogrupo e a nomeação do comissário é decidida por Juncker”.
Antes da cúpula comunitária, Rajoy manteve também uma reunião com o presidente do grupo do PPE no parlamento Europeu, o alemão Manfred Weber. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.