Raúl Castro recebe chanceler da Coreia do Norte em visita oficial a Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 21h49

Havana, 16 mar (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu nesta segunda-feira em Havana o ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Su-Yong, em um encontro no qual destacaram os “excelentes e históricos” laços de amizade entre os dois países, informou a imprensa local.

Castro e o chanceler norte-coreano, que chegou no domingo para uma visita oficial a Cuba, conversaram sobre temas internacionais de interesse comum. As relações entre as duas nações se baseiam “na amizade e na solidariedade”, definiu um breve comunicado.

Pelo lado norte-coreano, participaram da reunião o diretor para a África e a América do ministério, Ho Yong Bok, e o embaixador na ilha, Pak Chang. Pelos cubanos estiveram presentes o ministro de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e o vice-ministro, Rogelio Sierra.

Durante o encontro, o chefe da diplomacia cubana destacou que a visita é uma oportunidade de aprofundar o relacionamento “fraterno e amistoso” entre Cuba e a Coreia do Norte.

Rodríguez reiterou o apoio de Cuba ao país asiático em seus esforços em conseguir a reunificação pacífica na península coreana, “sem intervenções nem ingerências estrangeiras”.

“Cuba manterá a defesa pelas causas justas e a verdade, se opondo a toda manipulação política e às tentativas de ingerência nos assuntos internos. Reitero a solidariedade do Partido Comunista de Cuba, do governo e do povo à Coreia do Sul”, afirmou o ministro em declarações divulgadas pela Agência de Informação Nacional (AIN).

Su-Yong afirmou que, apesar da distância, os dois países são muito próximos, “têm sentimentos revolucionários comuns e uma história de luta contra ingerências imperiais e mecanismos de pressão econômicos”. Além disso, destacou os vínculos “históricos” dos líderes coreanos Kim Il-Sung e Kim Jong-il com o ex-presidente Fidel Castro e o atual governante da ilha, Raúl Castro.

Não foram divulgados mais detalhes da programação oficial da visita do ministro norte-coreano. Fora o encontro com Rodríguez, o Ministério de Relações Exteriores de Cuba informou, através de sua página oficial, que ele desenvolverá “outras atividades” na ilha.

Havana e Pyongyang assinaram em outubro de 2014 novos acordos de troca e pagamentos comerciais para fortalecer as relações econômicas bilaterais, que já contam com convênios de parceria em áreas como educação, petróleo e agricultura. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.