Rebeldes houthis atacam casa do chefe dos serviços secretos iemenitas

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2014 08h16

Sana, 27 set (EFE).- Combatentes do movimento rebelde xiita dos houthis atacaram a casa do chefe dos serviços secretos iemenitas, Ali al Ahmadi, no sul de Sana, o que provocou enfrentamentos que deixaram três mortos nas fileiras insurgentes, disseram neste sábado à Agência Efe fontes de segurança.

Os enfrentamentos entre os houthis e as forças governamentais começaram ontem à noite e se prolongaram até hoje, segundo as fontes, que disseram que, além dos três combatentes mortos, outros seis ficaram feridos.

A casa de Ahmadi fica em um bairro do sul da capital do Iêmen, uma zona que ainda não é controlada pelos milicianos xiitas, que dominam sobretudo a parte norte.

O edifício já foi ocupado anteriormente durante quatro dias quando os rebeldes tomaram grandes instalações estratégicas, mas há dois dias o abandonaram após ter roubado seu interior, segundo a agência oficial de notícias Saba.

Após o novo ataque, a situação permanece tensa nos arredores da casa do chefe de inteligência, que é acusado pelos houthis de ser responsável pela morte de dez simpatizantes deste movimento no ano passado quando se manifestavam nos arredores da sede dos serviços secretos e foram baleados pelas forças governamentais.

O presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, pediu em distintas ocasiões aos rebeldes que entreguem as armas e abandonem as zonas que tomaram em Sana.

Em agosto, os houthis protagonizaram manifestações na capital que derivaram há uma semana em violentos enfrentamentos entre os rebeldes houthis e o Exército iemenita.

No domingo passado, o governo iemenita assinou um acordo de paz com os rebeldes houthis que inclui entre vários pontos a redução dos preços dos combustíveis.

Os houthis, que pegaram em armas em 2004 dirigidos por Hussein al Houthi, pai do atual líder, Abdelmalek al Houthi, controlam desde 2010 a província de Saada e tratam há meses de ampliar as zonas sob seu domínio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.