Rebeldes pró-Rússia denunciam explosões na periferia da cidade de Donetsk

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 11h44

Moscou, 6 set (EFE).- Os separatistas pró-Rússia denunciaram a ocorrência de várias explosões neste sábado em Krasnogorovka, um subúrbio da cidade de Donetsk, apesar do cessar-fogo decretado ontem pelos dois lados em confronto no leste da Ucrânia.

Os milicianos investigam a origem e a causa das explosões, também confirmadas pelo correspondente da agência russa “RIA Novosti”, que se encontra na cidade habitada por quase um milhão de pessoas antes da explosão do conflito armado.

Apesar disso, a noite de ontem e a primeira metade da jornada deste sábado transcorreram com tranquilidade na capital da região homônima, que vivia há semanas sob fogo de artilharia.

As milícias também informaram sobre tiroteios isolados na cidade de Kirovskoe, no leste da região de Donetsk, onde segundo os rebeldes grupos sabotadores da trégua atuam abrindo fogo em direção à estrada que dá acesso à cidade.

Apesar destes e de outros incidentes isolados, a maioria deles registrados ontem, quando a ordem do cessar-fogo ainda não tinha chegado a todos os combatentes, a trégua alcançada durante a reunião do Grupo de Contato para a crise ucraniana, realizada em Minsk (Belarus), está sendo respeitada por todas as partes em conflito.

“As forças da operação antiterrorista cumprem o regime de cessar-fogo em estrito cumprimento das ordens do comandante supremo” da Ucrânia (o presidente ucraniano, Petro Poroshenko), disse hoje o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa (CSND) do país, Andrei Lisenko.

O cessar-fogo, considerado o primeiro passo de um plano de paz por etapas, prevê o controle internacional do fim das hostilidades, o que provavelmente será responsabilidade da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), e a troca de prisioneiros, o que pode começar hoje mesmo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.