Rede social Ello promete não lucrar com anúncios, mas vai vender recursos

  • Por Agencia Brasil
  • 01/10/2014 17h29
  • BlueSky

ello

Ello (Reprodução)

Após as mudança de algorítimos no Facebook (que aumentaram o apelo por publicidade e posts pagos) e com o fim oficial do Orkut , uma nova rede social começa a chamar atenção na internet. A Ello é uma iniciativa privada construída por e para designers gráficos e programadores e que ganhou, recentemente, uma versão pública.

A promessa da ferramenta é, ao contrário de outras mídias sociais, não utilizar os dados dos usuários para vender e exibir propagandas. Contudo, outras redes sociais começaram sem oferecer propagandas e mudaram de estratégia a partir do aumento de demanda.

Em sua defesa, Ello informou que foi concebida a partir do discurso de não ter anúncios e que poderá lucrar com a venda de recursos diferenciados para os perfis de usuários. Assim, em vez de ganhar com cliques, a intenção é criar opções de personalização pagas. 

Leia também:

Grupo da Nasa busca evidências químicas de vida extraterrestre

Como funciona

Disponível apenas no idioma inglês, é preciso receber um convite para entrar na ferramenta. O visual, em preto e branco, busca a simplicidade e traz algumas funções conhecidas de outras redes sociais como o uso do @ para citar uma pessoa. Há duas formas de classificar os perfis que você segue. A primeira é chamada de “Friends”, utilizada para colocar as pessoas ou páginas mais próximas. Já a “Noise” é voltada para outros perfis menos prioritários. 

A rede está disponível somente via web, mas os desenvolvedores pretendem disponibilizá-las em versão mobile para sistemas Android e iOS.  

Atualmente, não há  recursos básicos como bloqueio de usuários, centro de notificações de mensagens e algumas integrações com outras redes como o Instagram, Vimeo, Youtube etc. Esses itens estão na lista de recursos a serem implementados futuramente. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.