Regime sírio e rebeldes firmam cessar-fogo em parte antiga de Homs

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Beirute, 2 mai (EFE).- O regime sírio e rebeldes islamitas firmaram um cessar-fogo nos bairros da parte antiga de Homs, no centro do país, que deve ser aplicado nas próximas 24 horas, informou nesta sexta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG explicou que o acordo, que entrou em vigor hoje às 12h locais, estipula que os insurgentes devem deixar a parte velha ao norte da cidade, enquanto as forças governamentais devem assumir o controle do centro velho.

Em fevereiro, com mediação da ONU, ambos os lados já haviam pactuado uma trégua humanitária para permitir a evacuação de cerca de 1,4 mil civis na região.

A parte antiga está sendo atacada pelo Exército há 20 meses, o que causou uma grave deterioração das condições humanitárias em seu interior.

Na última terça-feira, pelo menos 55 pessoas morreram e 111 ficaram feridas, segundo os dados oficiais, em um duplo atentado perpetrado com dois carros-bomba em um bairro de maioria alauita, seita à qual pertence o presidente Bashar al Assad, em Homs.

No entanto, ativistas elevam o número de vítimas desse ataque, registrado no distrito de Al Zahra, para 100. A ação foi reivindicada pelo Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.