Reino Unido mantém caça a cúmplices de ataque a Manchester

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/05/2017 10h27
MAN01 MANCHESTER (REINO UNIDO), 23/05/2017.-Policías patrullan los alrededores del Manchester Arena hoy, 23 de mayo de 2017, horas después de que un terrorista suicida hizo explotar un artefacto de fabricación casera durante la celebración de un concierto de la cantante estadounidense Ariana Grande. Según la policía 22 personas, entre ellos niños, ha fallecido y 59 han resultado heridas. EFE/NIGEL RODDIS NIGEL RODDIS/EFE Ataque em Manchester

A caça aos responsáveis pelo bombardeio que matou 22 pessoas em Manchester continua em andamento, afirmou neste domingo o ministro britânico do Interior, Amber Rudd. A polícia diz que mil pessoas estão trabalhando na investigação, tentando localizar os cúmplices de Salman Abedi e reconstruir seus movimentos nos dias antes do ataque.

Abedi, um britânico de 22 anos de idade, descendente da Líbia, matou 22 pessoas e ele mesmo em 22 de maio em um show de Ariana Grande. A polícia tem 11 suspeitos sob custódia – incluindo o irmão mais velho de Abedi, Ismail – e procurou propriedades em toda a cidade do noroeste da Inglaterra. Outro irmão e pai de Abedi foram detidos na Líbia.

Segundo o ministro, os membros da rede que ajudou Salman Abedi ainda podem estar em liberdade. “A operação ainda está em plena conta”, disse. “Até que a operação esteja concluída, não podemos ter certeza absoluta de que ela está fechada”, acrescentou.

No sábado, a Grã-Bretanha reduziu seu nível de ameaça de terrorismo oficial de “crítico” para “severo”, depois que a polícia disse ter desmantelado uma grande parte da rede da Abedi

A polícia lançou imagens de vigilância de Abedi na noite do ataque e apelou para obter mais informações sobre seus últimos dias. Eles dizem que ele voltou da Líbia para o Reino Unido em 18 de maio, e provavelmente completou a montagem de sua bomba em um apartamento alugado no centro de Manchester.

As imagens mostram Abedi horas antes do ataque, vestindo tênis, jeans, jaqueta escura e boné de beisebol. As alças de uma mochila são visíveis nos ombros. 

A segurança permaneceu alta em grandes eventos no Reino Unido no domingo, incluindo a corrida Great Run Manchester Run, onde a polícia está armada com metralhadoras, para proteger participantes e espectadores. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.