Reino Unido rebaixa para 2,4% sua previsão de crescimento em 2015
Londres, 8 jul (EFE).- O governo britânico rebaixou nesta quarta-feira para 2,4% sua previsão de crescimento econômico para 2015, menor que a de 2,5% anunciada em março, e previu uma tendência de alta para o resto da década.
Ao apresentar na Câmara dos Comuns o orçamento para o exercício 2015-16, o ministro da Economia do Reino Unido, George Osborne, indicou que planeja continuar com a redução do déficit até conseguir um superávit de 0,4% das receitas nacionais em 2019-20.
Osborne antecipou que o próximo orçamento, que inclui rebaixamentos de impostos e a redução das ajudas sociais, “põe em primeiro lugar a segurança econômica e reconhece os britânicos que trabalham duro”.
Sobre o crescimento econômico, o ministro ressaltou que, embora se tenha rebaixado a previsão para este ano, o Reino Unido ainda será a economia desenvolvida que mais crescerá em 2015, “na frente de França e Estados Unidos”.
Em 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico aumentará 2,3% e em 2017, 2,4%, acima do 2,3% estimado em março, segundo dados do Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês), que supervisiona as finanças públicas.
Osborne destacou que a economia britânica, que cresceu 3% em 2014, “é fundamentalmente mais forte que há cinco anos”, mas ressaltou que não se afastará da meta de eliminação do déficit.
“Basta olhar para a crise que se desenvolve na Grécia enquanto falo para perceber que, se um país não tem sua dívida sob controle, a dívida toma o controle do país”, comentou o ministro conservador. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.