Relatório Focus aponta mercado pessimista sobre crescimento do PIB

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2014 08h47

O relatório Focus do Banco Central indicou que o mercado espera por um crescimento da economia muito ruim neste ano e bem pior em 2015. A previsão para o PIB é de 1,16% em 2014 e apenas 1,06% em 2015, na quarta rodada de deterioração das expectativas dos agentes economicos.

Para ex-diretor do Banco Mundial, as projeções do mercado são mais próximas do acerto que do erro devido à política econômica que aí está. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, Cláudio Frischtak disse que o governo Dilma construiu ambiente negativo para o investimento e o consumo.

*Ouça os detalhes no áudio

E quanto à inflação, outro economista entende que é hora do Banco Central se mostrar mais preocupado com os resultados pífios da política monetária. Para Clodoir Vieira, o governo Dilma perdeu a batalha de 2014, vai deixar uma herança maldita em 2015 e esperança, se houver, será apenas em 2016.

Economistas consultados pela Jovem Pan temem a volta da palavra “estagflação”, que frequentou o noticiário especialmente no governo Sarney. Ela vai coroar de êxito os esforços do governo Dilma para levar o Brasil a uma situação consolidada de inflação alta e crescimento raquítico.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.