Rihanna vence ação contra Topshop por uso de sua imagem em uma camiseta

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 12h07
  • BlueSky

Londres, 22 jan (EFE).- A cantora Rihanna venceu nesta quinta-feira uma batalha legal no Reino Unido contra a loja Topshop, que usou sua imagem em uma camiseta sem sua permissão.

A Corte de Apelações de Londres desprezou o recurso apresentado pela Topshop, que queria a anulação de uma decisão de 2013 emitida pelo Tribunal Superior britânico, que declarou que a empresa tinha desrespeitado os direitos de imagem da artista.

Após um julgamento em que foi analisado minuciosamente o conteúdo da lei sobre direitos de imagem e de autor, a Corte de Apelações apoiou hoje a posição do Tribunal Superior e afirmou que a Topshop se apropriou da imagem indevidamente. Portanto, a loja deverá deixar de vender a camiseta com o rosto de Rihanna.

Os juízes afirmaram ao pronunciar a sentença que, embora celebridades não tenham controle de todas as reproduções de sua imagem, neste caso a cantora e estilista foi prejudicada porque representa uma marca rival, a River Island.

O uso pela Topshop de seu rosto -em uma fotografia não autorizada feita durante a gravação de um vídeo em 2011- pode prejudicar “sua reputação na esfera da moda”, argumentaram.

Além disso, os juízes concluíram que os admiradores da cantora poderiam pensar que Rihanna teria autorizado a utilização de sua imagem.

Os advogados das lojas Topshop, propriedade do magnata Philip Green, argumentaram que o uso da imagem de Rihanna equivalia ao que se faz com celebridades como Jimi Hendrix e Elvis Presley, e que as pessoas não pensam que eles deram autorização para as imagens. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.