Rivlin diz que civil israelense está em poder do Hamas

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2015 08h24

Jerusalém, 9 jul (EFE).- O presidente de Israel, Reuven Rivlin, se referiu nesta quinta-feira ao desaparecimento há 10 meses de um civil israelense na Faixa de Gaza e assegurou que segundo as últimas informações, está cativo em poder do Hamas.

“Trata-se de uma questão humanitária e esperamos que aqueles que o detêm se comportem como corresponde e o devolvam em bom estado. Segundo a informação que foi revelada (Avraham) Mangisto é retido pelo Hamas na Faixa de Gaza”, disse Rivlin.

De acordo com um comunicado da presidência israelense, o chefe de Estado entrou em contato com a família do desaparecido.

“Sei que todas as autoridades relevantes estiveram seguindo o assunto sem descanso e muito de perto desde o momento no qual Avraham cruzou a cerca (fronteiriça)”, acrescentou.

Sem mencionar se Israel mantém algum canal de diálogo aberto com o grupo islamita ou seus possíveis sequestradores, Rivlin adiantou que as autoridades de seu país farão “todo esforço possível com o objetivo de pôr fim a este fato o mais rápido possível”.

De origem etíope e com algum tipo de incapacidade intelectual, segundo informou a imprensa local, Avraham Mangisto, 28 anos, cruzou de forma voluntária a cerca fronteiriça e adentrou em Gaza no dia 7 de setembro de 2014.

Um comunicado da Coordenação de Atividades do Governo nos Territórios (palestinos), organismo dependente do Ministério da Defesa israelense afirmava esta manhã que “segundo dados fidedignos de inteligência, Mangisto é retido contra sua vontade pelo Hamas em Gaza”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.