Rohani diz que pacto nuclear representa rendição das potências perante o Irã

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2014 10h45

Teerã, 14 jan (EFE).- O presidente iraniano, Hassan Rohani, assegurou nesta terça-feira que o pacto nuclear de Genebra, que começará a ser aplicado na próxima segunda-feira, representa o rendimento das potências do mundo perante o Irã.

“Sabe o que significa o acordo de Genebra? Significa a rendição das grandes potências do mundo perante a grande nação do Irã”, disse em discurso durante uma visita à cidade de Ahvaz, na província sudoeste de Cuzistão, informou a agência de notícias nacional “Irna”.

O pacto nuclear “significa que (os grandes poderes) aceitaram o direito nuclear do povo do Irã e a ruptura das tirânicas sanções impostas de forma injusta ao pacífico povo iraniano”.

“Vamos regular nossas relações com o mundo segundo os benefícios que isso suponha para o povo do Irã”, acrescentou o presidente.

Teerã e o Grupo 5+1 (China, Rússia, EUA, Alemanha, França e Reino Unido) assinaram em 24 de novembro em Genebra um histórico pacto pelo que Teerã se comprometia a suspender as partes mais conflituosas de seu programa nuclear, entre elas o enriquecimento de urânio acima de 5%, em troca de um levantamento limitado das sanções internacionais, tudo isso por um prazo de seis meses.

Nesta semana, as partes anunciaram que o denominado Plano de Ação de Genebra entrará em vigor no próximo dia 20.

A partir de então, Irã e o G5+1 se deram um prazo de seis meses para buscar um acordo definitivo que ponha fim a uma década de crise nuclear entre a República Islâmica e o mundo.

Várias potências acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, acusação que Teerã rejeita, ao tempo que reivindica seu direito a sustentar um programa nuclear com fins pacíficos sem limites. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.