Rolls Royce fabricará equipamentos navais no Rio de Janeiro

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2014 20h44

Rio de Janeiro, 7 abr (EFE).- O grupo britânico Rolls Royce anunciou nesta segunda-feira um investimento de R$ 80 milhões na construção de uma fábrica de propulsores marítimos e outros equipamentos navais no estado do Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito pelo presidente do grupo para a América Latina, Francisco Itzaina, em um evento com empresários brasileiros no Rio de Janeiro que contou com a participação do ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, que iniciou nesta segunda-feira uma visita de quatro dias ao Brasil.

O objetivo da Rolls Royce é atender à demanda por propulsores e grandes motores dos estaleiros que se instalaram no Brasil para atender as encomendas da Petrobras.

A companhia petrolífera encomendou nos últimos anos um número recorde de plataformas petrolíferas marítimas, sondas, cargueiros e navios de apoio, e exige de seus abastecedores conteúdo local nos equipamentos que em alguns casos supera 60%.

A indústria da construção naval vem crescendo no Brasil impulsionada pelas descobertas da Petrobras no pré-sal.

A Rolls Royce pretende iniciar a construção de sua fábrica em maio em um terreno de 27 mil metros quadrados em Duque de Caxias, na área metropolitana do Rio de Janeiro, para poder iniciar as entregas no início de 2015.

De acordo com Osborne, a nova fábrica reforçará a associação de longo prazo entre Brasil e o grupo britânico.

“As empresas britânicas são líderes em tecnologias de prospecção e exploração de petróleo e gás em águas profundas. Agora queremos garantir que (essas tecnologias) sejam aproveitadas da melhor forma possível pela indústria petrolífera do Brasil”, afirmou o ministro britânico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.