Rússia desdobra brigadas de infantaria mecanizada junto à Ucrânia
A Rússia iniciou o desdobramento de duas brigadas de infantaria mecanizada em suas fronteiras ocidentais, junto à Ucrânia, em resposta à crescente atividade da Otan na Europa oriental, de acordo com a Agência “Interfax”, uma fonte militar russa.
“Ao mesmo tempo que foram formadas três novas divisões (para cobrir as fronteiras com a Europa), se realocaram para a aduana ocidental duas brigadas de infantaria mecanizada desde o centro do país”, explicou.
A 28ª brigada mecanizada, garantiu, começou a ser realocada desde Yekaterinburgo (Urais) à região de Briansk, enquanto a 23ª mudará seu lugar desde Samara à região de Belgorod.
“Sem dúvida, estas medidas são a resposta à crescente atividade da Aliança Atlântica perto das fronteiras da Rússia”, afirmou um interlocutor.
No início deste ano, o ministro da Defesa do Kremlin, Sergei Shoigu, anunciou a criação de três novas divisões de infantaria mecanizada que terão suas bases nas regiões de Smolensk, na fronteira com Belarus, outras ainda em Voronej e Rostov, fronteiriças com a Ucrânia.
Em 12 de maio último, a Otan pôs, no sul da Romênia, componentes de seu escudo antimísseis projetados e financiados pelos Estados Unidos, apesar das advertências e protestos vindos de Moscou, que o considera um desafio para a estabilidade regional.
O presidente russo, Vladimir Putin, lançou, durante sua recente visita a Atenas, sua repreenção mais dura à Romênia e Polônia sobre a iniciativa de instalação dos escudos antimísseis, chegando a afirmar que tomará medidas de represálias, já que considera o sistema defensivo uma clara ameaça à sua segurança.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.