Rússia renova asilo a Edward Snowden por mais três anos

  • Por Agência Brasil
  • 07/08/2014 14h43
WIK02 MOSCÚ (RUSIA) 07/08/2014.- Captura de video facilitada por Wikileaks el 12 de octubre de 2013 muestra al exanalista de la CIA Edward Snowden durante una cena en Moscú (Rusia). El exanalista de la CIA Edward Snowden ha recibido permiso de residencia en Rusia por un plazo de tres años, anunció hoy su asesor legal, Anatoli Kucherena, citado por la agencia Interfax. Snowden, que había solicitado el mes pasado la renovación de su asilo político temporal en Rusia, país al que llegó el 23 de junio de 2013, podría obtener la ciudadanía rusa tras vivir en este país durante cinco años, agregó el abogado. EFE/Wikileaks / Handout SÓLO USO EDITORIAL/PROHIBIDA SU VENTA EFE/Wikileaks Edward Snowden

O governo da Rússia autorizou o ex-analista de informações da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, a permanecer por mais três anos abrigado no país. A decisão foi anunciada hoje (6), pelo advogado de Snowden, Anatoli Kutcherena.

O norte-americano está asilado na Rússia desde agosto de 2013. No início daquele ano, o analista de informações revelou a jornalistas que a NSA estava utilizando programas secretos de espionagem em massa para monitorar mensagens eletrônicas e conversas telefônicas de cidadãos e autoridades de vários países. Entre as pessoas que tiveram conversas interceptadas estão a presidenta Dilma Rousseff e diretores da Petrobras.

A validade do novo asilo temporário entrou em vigor na última sexta-feira (1º) e permite que Snowden deixe a Rússia e viaje para o exterior.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.