Santander nega ter feito contato para compra do HSBC Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 18h12

São Paulo, 28 abr (EFE).- O presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, negou nesta terça-feira ter feito um “contato oficial” para comprar as operações do HSBC no país.

“No Brasil, não fiz nenhum contato oficial com o HSBC, mas estudaremos todas as oportunidades que forem apresentadas na mesa”, afirmou Zabalza durante uma teleconferência sobre os resultados do banco no primeiro trimestre de 2015.

Segundo o executivo, o balanço dos três primeiros meses no Brasil foi o “melhor” para esse período em três anos, com um lucro de 516 milhões de euros (US$ 567 milhões), 41,8% a mais que há um ano.

Com uma contribuição de 21%, o Brasil foi o país que liderou os lucros do grupo em nível global, que foram de 1,717 bilhão de euros (US$ 1,87 bilhão) entre janeiro e março de 2015, 32% a mais que no mesmo período do ano passado.

O Brasil recuperou uma posição que tinha sido assumida pelo Reino Unido nos últimos meses e, segundo Zabalza, deve se manter “como a primeira unidade do grupo no mundo durante os próximos trimestres”.

Em referência à venda da participação do banco em diversas atividades a empresas de energia, o presidente explicou não haver tomado “uma decisão específica” para este setor.

Zabalza alertou que “não há prazos nem uma estratégia tomada”, e não desmentiu que o grupo vai vender mais participações para poder se concentrar assim “nos negócios com os clientes”.

O executivo não descartou aumentar a participação do banco no segmento de créditos imobiliários, mas advertiu: “não decidiremos nossa estratégia pelo que outro banco fizer”, em alusão à Caixa Econômica Federal.

Quanto ao ritmo de crédito no Brasil, Zabalza garantiu que o Santander “vai crescer, mas seletivamente e em segmentos”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.