Santos diz que contatos com ELN estão “no caminho certo”

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 12h44

Brasília, 19 jun (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, assegurou nesta quinta-feira em Brasília que os contatos para iniciar um diálogo de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN) estão “no caminho certo”, embora tenha evitado de dar detalhes sobre o assunto.

“Há um acordo de confidencialidade com o ELN”, declarou Santos aos jornalistas após uma reunião de trabalho com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em Brasília, onde assistirá à partida que a seleção da Colômbia disputará contra a Costa do Marfim pela Copa do Mundo.

O governo colombiano anunciou no último dia 10 o começo do que qualificou como conversas “exploratórias” com o ELN, o segundo maior grupo guerrilheiro do país, a fim de formalizar uma negociação de paz similar à iniciada com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Embora tenha esclarecido que não podia dar detalhes sobre os contatos com o ELN devido a esse “acordo de confidencialidade”, Santos assegurou que “o processo está no caminho certo” e na “direção correta”.

Santos disse que Dilma lhe expressou seu pleno apoio às negociações com as Farc e ao possível início de um diálogo com o ELN, agradecendo ao Brasil o apoio que “sempre” prestou à busca da paz na Colômbia.

“O Brasil teve uma participação ativa em todo este processo” e “ajudou muito desde o início”, declarou Santos.

No último dia 10, quando informou oficialmente sobre os contatos “exploratórios” com o ELN, o governo colombiano agradeceu “a boa vontade e o compromisso” de Brasil, Chile, Cuba, Equador, Noruega e Venezuela, que seriam “fiadores” dessa negociação. EFE

ed/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.