Santos diz que fará grande anúncio sobre vítimas e diálogosd de paz
Bogotá, 6 jun (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta sexta-feira que fará em Havana um pronunciamento “muito importante” sobre o tema de vítimas no marco das negociações de paz do governo com as Farc.
Em uma homenagem ao falecido ex-chanceler Augusto Ramírez Ocampo (1934-2011), lembrado no país e no exterior como um mediador em conflitos, o presidente disse que “haverá neste sábado um pronunciamento muito importante em Havana sobre este tema (as vítimas) e outros temas que também fariam Augusto muito feliz, lá no céu”, embora não tenha dado mais detalhes.
Segundo a Casa de Nariño, sede do Executivo, o presidente fez este anúncio ao se referir à intervenção da conselheira para os Direitos das Vítimas, da Paz e da Reconciliação, Ana Teresa Bernal, que disse que as vítimas têm que estar no centro da solução do conflito.
O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) começaram na terça-feira na capital cubana as reuniões preparatórias sobre o tema das vítimas do conflito armado, ponto considerado o mais sensível dos diálogos iniciados em novembro de 2012. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.